sexta-feira, janeiro 19, 2007

“Ó Paí Ó”: filme adapta peça do Olodum

Será lançado no início de abril o filme “Ó paí ó”, da diretora baiana Monique Gardenberg("Benjamin" e "Jenipapo"), que é a adaptação da peça homônima do grupo de teatro Olodum com a participação de Lázaro Ramos, Wagner Moura, Stênio Garcia, Dira Paes e também do Bando de Teatro Olodum.

A história é essa: No primeiro dia do Carnaval da Bahia, os habitantes de um animado cortiço localizado no Bairro da Barroquinha, logo abaixo do Pelourinho, se debatem com a notícia de que a impiedosa dona do pobre prédio fechara o registro de água para acabar com a festa de todos. Ó paí, ó!, como o título indica em "dialeto baiano" ("olhe para isso, olhe"), volta as lentes para o espaço privado de um cortiço de onde vão surgir personagens-ícones da indústria cultural na Bahia. O filme faz uma rasura na superfície de uma reordenação urbanística do Pelourinho que violentou territorialidades negras em tentativas vãs de embranquecimento cultural e de desafricanização dos espaços públicos de Salvador.

A música tema "Ó Paí, Ó", gravada por Caetano Veloso e Jauperi, lidera a semana entre as canções mais executadas em Salvador, com 79 execuções, segundo a Crowley Broadcast do Brasil. O filme é uma co-produção entre Globo Filmes, Dueto Filmes, Dezenove Som e Imagens, Natasha Filmes.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:06 AM   0 comments

Daleclick - Templates


A Ponte Clandestina

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.