A questão cultural e o subdesenvolvimento
“Nos países subdesenvolvidos, o equipamento cultural se limita
geralmente a
círculos muito pequenos e classes médias rudimentares. Com
freqüência consiste
em apenas alguns poucos difusores e consumidores,
ligados pela educação dos
mecanismos culturais de nações mais desenvolvidas.
Esses desventurados eleitos
formam o único público disponível para os
produtos e serviços culturais.”
C. Wright Mills
6 Comments:
Ici, dit-il avec des yeux brillants de joie, les hommes ne sauraient me faire de mal/ Il eut l'idée de se livrer au plaisir d'écrire ses pensées, partout ailleurs si dangereux pour lui/ Une pierre carrée lui servait de pupitre. Sa plume volait / Pourquoi ne passerais-je pas la nuit ici ? se dit-il, j'ai du pain, et je suis libre ! au son de ce grand mot son âme s'exalta
Mais une nuit profonde avait remplacé le jour, et il avait encore deux lieues à faire pour descendre au hameau habité par Fouqué. Avant de quitter la petite grotte, Julien alluma du feu et brûla avec soin tout ce qu'il avait écrit.
http://fr.wikisource.org/wiki/Le_Rouge_et_le_Noir_-_Tome_premier,_Chapitre_XII
Isso vale para uma concepção de cultura bastante limitada.
http://brmidia.blogspot.com/2007/01/caetano-veloso-biografia.html
Abismo social não é oposto à produção e consumo cultural, pelo contrário, existe efervecência cultural em locais periféricos.
Agora, quando falamos do teatro Carlos Gomes, do Kinoplex, do Tim festival e do babado Novo, aí sem dúvidas, é muito restrito.
Então, se:
"...existe efervecência cultural em locais periféricos."
Se são periféricos são marginais e portanto restrito a uma pequena classe.
A questão é...
O subdesenvolvimento não pressupõe baixa produção cultural, nem baixo consumo.
Logicamente, há dificuldade de acesso às mercadorias culturais, mas se restringirmos a discussão a esse ponto acabamos por cair na distinção entre "alta" e "baixa" cultura.
Quando Mills afirma:
"Esses desventurados eleitos formam o único público disponível para os
produtos e serviços culturais."
Ele trata da questão pelo ponto de vista do capital e é esse o ponto de vista que questiono. Existe (muita) produção e difusão cultural no subdesenvolvimento, até como sinal de resistência à exclusão imposta pelo modo de produção.
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