quinta-feira, fevereiro 15, 2007

A questão cultural e o subdesenvolvimento

“Nos países subdesenvolvidos, o equipamento cultural se limita
geralmente a
círculos muito pequenos e classes médias rudimentares. Com
freqüência consiste
em apenas alguns poucos difusores e consumidores,
ligados pela educação dos
mecanismos culturais de nações mais desenvolvidas.
Esses desventurados eleitos
formam o único público disponível para os
produtos e serviços culturais.”

C. Wright Mills

posted by Sérgio Rodrigo @ 8:47 AM   6 comments

6 Comments:

At 11:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Ici, dit-il avec des yeux brillants de joie, les hommes ne sauraient me faire de mal/ Il eut l'idée de se livrer au plaisir d'écrire ses pensées, partout ailleurs si dangereux pour lui/ Une pierre carrée lui servait de pupitre. Sa plume volait / Pourquoi ne passerais-je pas la nuit ici ? se dit-il, j'ai du pain, et je suis libre ! au son de ce grand mot son âme s'exalta

Mais une nuit profonde avait remplacé le jour, et il avait encore deux lieues à faire pour descendre au hameau habité par Fouqué. Avant de quitter la petite grotte, Julien alluma du feu et brûla avec soin tout ce qu'il avait écrit.

http://fr.wikisource.org/wiki/Le_Rouge_et_le_Noir_-_Tome_premier,_Chapitre_XII

 
At 5:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Isso vale para uma concepção de cultura bastante limitada.

 
At 11:19 PM, Anonymous Anônimo said...

http://brmidia.blogspot.com/2007/01/caetano-veloso-biografia.html

 
At 12:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Abismo social não é oposto à produção e consumo cultural, pelo contrário, existe efervecência cultural em locais periféricos.

Agora, quando falamos do teatro Carlos Gomes, do Kinoplex, do Tim festival e do babado Novo, aí sem dúvidas, é muito restrito.

 
At 12:22 PM, Blogger Sérgio Rodrigo said...

Então, se:

"...existe efervecência cultural em locais periféricos."

Se são periféricos são marginais e portanto restrito a uma pequena classe.

 
At 1:54 AM, Anonymous Anônimo said...

A questão é...

O subdesenvolvimento não pressupõe baixa produção cultural, nem baixo consumo.

Logicamente, há dificuldade de acesso às mercadorias culturais, mas se restringirmos a discussão a esse ponto acabamos por cair na distinção entre "alta" e "baixa" cultura.

Quando Mills afirma:

"Esses desventurados eleitos formam o único público disponível para os
produtos e serviços culturais."

Ele trata da questão pelo ponto de vista do capital e é esse o ponto de vista que questiono. Existe (muita) produção e difusão cultural no subdesenvolvimento, até como sinal de resistência à exclusão imposta pelo modo de produção.

 

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