“Linko, logo existo”: os manifestos da Web-arte
Um exelente site sobre web arte é o Web-Arte - Arte na Rede. Tem uns manifestos sobre essa nova forma de representação artística. Alguns:
Richard Stallman: "Atualmente o direito autoral é um sistema imposto ao público, não um sistema que o beneficia"." Na era da mídia impressa pode ter sido bom, mas agora, leis draconianas são impostas em nome do direito autoral." em Defense of Copyleft.
Andy Cox: "Os sistemas operacionais são um tipo estranho de espaço controlado onde entramos diariamente e que promove a ilusão de liberdade de escolha, enquanto nos mantém presos a uma mesma forma de trabalho." em Die Capitalist, Desktop Pig.
David Ross: "É importante que as críticas prematuras não comecem a criar muitos campos ou modelos e padrões para o fazer artístico. Isso pode levar rapidamente a uma doença terrível: o academicismo." em Transcription of Lecture, San Jose University.
Randall Packer: “o Manifesto Telemático é um net-documento participativo e coletivo, que articula uma visão para o futuro da Arte Telemática como uma força socio-cultural no século 21."
Netculture: "A Internet nos transformou. Não importa o que te digam, a Internet é última conquista do homem, que atinge tudo. Põe um fim no mundo como o conhecíamos." Manifest: The change.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home