domingo, dezembro 31, 2006

Feliz 2007!




(Click para ler)

Feliz Ano Novo. 2007 promete. Que o mundo resista mais um ano.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:37 AM   1 comments
 sexta-feira, dezembro 29, 2006

Caetano no show de 'Cê' (4)



Cantando 'Homem', em Brasília, na Academia de Tênis, em 18 de Setembro. Dedico a Ariani e Katilaine.

Além disso, seguem mais alguns links de vídeos deste show:

Show em Brasília 1

Show em Brasília 2

Show em Brasília 3

Show em Brasília 4

posted by Sérgio Rodrigo @ 3:35 PM   2 comments

Caetano no show de 'Cê' (3)



Show no Circo Voador no Rio de Janeiro. Caetano canta 'Odeio'. Dedico a Vinícius Bastos.

O vídeo do clipe dessa música aqui.

posted by Sérgio Rodrigo @ 3:24 PM   0 comments

Caetano no show de 'Cê' (2)



Neste ele apresenta a mesma música só que no Tim Music 2006. Este eu dedico a Fernanda Andrade.

posted by Sérgio Rodrigo @ 3:12 PM   1 comments

Caetano no show de 'Cê' (1)



Quantos anos ele tem mesmo?

No vídeo temos imagens de Caetano apresentando 'Rocks' música do último álbum 'Cê'. Dedico-a a Gabriel Moura que gosta tanto dela...

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:08 AM   0 comments
 quinta-feira, dezembro 28, 2006

A pele que ele não habita

Depois do maravilhoso "Volver", Almodóvar já dá noticias sobre seu mais novo projeto. Intitulado El Piel Que Habito (ou "A Pele em que Vivo"), será bem diferente dos trabalhos anteriores do cineasta espanhol, segundo ele próprio afirmou:

"É uma história muito dura sobre vingança. Não tem nada a ver com Volver ou minha vida"
ao jornal El Pais.

O projeto é uma adaptação do livro Mygale, escrito pelo francês Thierry Jonquet, de 1995. Na obra, um cirurgião plástico planeja uma terrível vingança contra o homem que estuprou sua jovem filha. O diretor definiu o próximo trabalho como algo “imensamente duro e complicado, feito para uma audiência seleta, o tipo de filme que não tende a ganhar qualquer prêmio”. Com Pénelope Cruz no elenco. Estréia prevista para: 31 de Dezembro 2009.

posted by Sérgio Rodrigo @ 2:20 PM   0 comments

Amélie na Band


Hoje, para quem ainda não viu, vai passar na Band o filme ‘O Fabuloso Destino de Amelie Poulain’ de Jean-Pierre Jeunet. Vale a pena! Muito bonito e inovador. Ás 23h.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:53 AM   0 comments

Boicote (um tanto desnecessário)

No dia 20 de dezembro, no Cemuni 5, o Centro Acadêmico de Comunicação Social promoveu a exibição do filme ‘Turistas’ como objetivo de boicota-lo, pois se as pessoas o virem antes de ser lançado não vão ao cinema assisti-lo. Tudo muito inútil. O filme é tão ruim e tão fadado ao fracasso que mesmo se apoiando na polemica do prejuízo ao turismo brasileiro ele não vai colar. O filme é um Albergue (Hostel) mal feito, sem charme e elegância alguma, não cola nem como suspense/terror adolescente. A trilha, os personagens, o plot também não condizem nem um pouco um com os outros. Não assista, não por incentivar a degradação da imagem nacional, mas por ser um péssimo filme mesmo, poupe-se disso. Ou assista, para falar mal.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:41 AM   0 comments
 quarta-feira, dezembro 27, 2006

Dogville: eu vi e me choquei



Sou gente. Vi Dogville. Posso me gabar disso. Depois de algum tempo sendo cobrado de ser alguém que mira o mundo do audiovisual e não ter visto Dogville do dinamarques Lars Von Trier finalmente me deleito com essa fantástica obra do cinema de nosso milenio. E posso afirmar: Dogville não é filme, é uma revolução!

posted by Sérgio Rodrigo @ 11:41 PM   3 comments
 segunda-feira, dezembro 25, 2006

Feliz Natal!





Feliz Natal para todos! E que todos os sonhos de vocês se realizem nesta data tão especial (assim como os desse caçador aí ao lado...)!

posted by Sérgio Rodrigo @ 9:55 PM   1 comments
 domingo, dezembro 24, 2006

A 'nova' logo da TV Gazeta

Esta é a nova logo da TV Gazeta. Durante as aulas de comunicação organizacional nós já previamos que isso iria acontecer, afinal, a logo que foi lançada em comemoração aos 30 anos da emissora não colou, mostrou-se um total insucesso. Agora fizeram essa daí: o simbolo do Câncer de Mama no alvo da moda quebrado (ou amassado). Talvez a idéia tenha sido juntar a logo da tv globo com um 'G' de Gazeta... Ficou meio demodê, uma coisa meio anos 80. Dizem que os 80 voltaram contudo agora mesmo...

posted by Sérgio Rodrigo @ 2:44 PM   3 comments

O que fizemos nós para merecer isto?



Em êxtase. Assisti “Qué he hecho yo para merecer esto!!”, filme de Pedro Almodóvar de 1984. Não é um dos melhores, mas é um Almodóvar. O filme pega a fase mais imatura do diretor, a fase mais punk, mais kitsch, mais movida madrileña... Carmem Maura arrasa como sempre e o que é melhor temos a aparição do diretor cantando com Fanny McNamara (trecho do vídeo acima). Adorei!

posted by Sérgio Rodrigo @ 2:21 PM   0 comments
 sexta-feira, dezembro 22, 2006

Vídeo: "Briga de João Gordo e Dado Dolabella"



Esse vídeo mostra o famoso episódio em que Dado Dolabella (babaca) vai ao programa do João Gordo provoca-lo e quase apanha. Barraco, barraco. Para quem gosta de baixaria (ou seja, todos nós).

posted by Sérgio Rodrigo @ 5:49 PM   0 comments

Arte na Web (e não web arte!)


Ótima pedida para quem aprecia arte clássica. O site Web Gallery of Art tem milhares de obras de pintores europeus do século 12 ao século 19. As obras vão desde a arte medieval passando pelo Renascimento até o Neoclassicismo e o Romantismo. Os autores estão organizados por ordem alfabética e todas as informações são dadas como ano de nascimento e morte, período em que está sob influência e a escola que participa. Os quadros estão numa boa resolução e num tamanho que dá para apreciá-los muito bem. Além disso, a janela em que o quadro é exibido há vários recursos como mudar a cor do fundo (em torno do quadro), mudar a tamanho da exibição e outros. O que me imprecionou de fato é a quantidade de obras catalogadas e a qualidade da exibição das mesma. Um museu virtual de fato.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:01 AM   2 comments
 quinta-feira, dezembro 21, 2006

Sádico

Ontem vi “Os contos Proibidos do Marquês de Sade”. Vivendo em um asilo ao término de sua vida, o Marquês de Sade continua escrevendo seus livros e os publicando usando a filha de uma lavadeira para tirar seus escritos de lá até que Napoleão Bonaparte envia ao asilo um conceituado médico, no intuito de curar o Marquês de sua suposta loucura. Entretanto, a vinda do médico apenas faz com que o caráter rebelde do Marquês fique cada vez mais forte. O filme faz uma forte referência à liberdade de expressão e à eterna hipocrisia da sociedade. Em muito me identifiquei com o personagem e com o filme.

O impacto maior do filme se dá muito mais pelas palavras do que pelas cenas. Não é explicitada nenhuma cena de violência ou de sexo. Não sei se isso é bom ou ruim, pois se de um lado valoriza a obra do Marquês de Sade, a linguagem cinematográfica que poderia ter sido mais desenvolvida acaba se perdendo. Recomendo aos sádicos, aos masoquistas, aos sadomasoquistas e ao resto.

posted by Sérgio Rodrigo @ 3:20 PM   0 comments
 quarta-feira, dezembro 20, 2006

Blogueiros...



(Click na tira para vê-la maior)

posted by Sérgio Rodrigo @ 1:52 PM   3 comments

“Linko, logo existo”: os manifestos da Web-arte

Um exelente site sobre web arte é o Web-Arte - Arte na Rede. Tem uns manifestos sobre essa nova forma de representação artística. Alguns:

Richard Stallman: "Atualmente o direito autoral é um sistema imposto ao público, não um sistema que o beneficia"." Na era da mídia impressa pode ter sido bom, mas agora, leis draconianas são impostas em nome do direito autoral." em Defense of Copyleft.

Andy Cox: "Os sistemas operacionais são um tipo estranho de espaço controlado onde entramos diariamente e que promove a ilusão de liberdade de escolha, enquanto nos mantém presos a uma mesma forma de trabalho." em Die Capitalist, Desktop Pig.

David Ross: "É importante que as críticas prematuras não comecem a criar muitos campos ou modelos e padrões para o fazer artístico. Isso pode levar rapidamente a uma doença terrível: o academicismo." em Transcription of Lecture, San Jose University.

Randall Packer: “o Manifesto Telemático é um net-documento participativo e coletivo, que articula uma visão para o futuro da Arte Telemática como uma força socio-cultural no século 21."

Netculture: "A Internet nos transformou. Não importa o que te digam, a Internet é última conquista do homem, que atinge tudo. Põe um fim no mundo como o conhecíamos." Manifest: The change.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:35 AM   0 comments
 terça-feira, dezembro 19, 2006

O que vi no fim de semana: “Kuarup” de Ruy Guerra


O Kuarup (1989). Vi. Precisava conhecer algo de Ruy Guerra. Gostei. O filme é a adaptação do livro Quarup de Antonio Callado. É interessante por contar a história do país de Getúlio ao período da ditadura militar especialmente no campo ideológico. Tem toda nudez e palavras chulas que marcam nosso cinema e mostra a selva como lugar de uma utopia possível: o restabelecimento do comunismo “guarani” criado pelos jesuítas. Conta a história de Nando, um jovem padre que, perdido em conflitos existenciais ao ver-se diante dos pequenos prazeres da vida mundana, ganha uma nova percepção do mundo, dos seus semelhantes e de si mesmo numa tribo de índios do Xingu. Foi indicado ao prêmio do Festival de Cannes.

O que é Quarup?

Do camaiurá kwaryp. Entre os povos indígenas brasileiros da região do alto Xingu (MT),no
Parque Indígena do Xingu, cerimônia sociorreligiosa intertribal de celebração dos mortos, ligada ao ciclo mitológico de um herói cultural, conhecido entre os camaiurás como Mavotsinin.

posted by Sérgio Rodrigo @ 12:07 PM   0 comments
 domingo, dezembro 17, 2006

Arte Randômica

Essas gravuras representam o nome do A Ponte Clandestina e o meu em arte randômica.

O que é? Como uma espécie de neo-dadaísmo eletrônico, arte randômica é um tipo de anti-arte, porém é ainda mais banal e não é original nem sequer na proposta. Baseia-se numa mistura de "screenshot art", conhecida entre os jogadores de games com belos gráficos, e a arte matemática, que são gráficos baseados em funções matemáticas que geram efeitos praticamente ilimitados, misturando cores e formas.

Há um site que gera essa figura a partir de uma fórmula matemática. Basta entrar com um nome e o software gera uma imagem. Pode ser que demore alguns poucos minutos... mas sei que você não vai resistir para saber como é seu nome e de seus familiares, amigos e ídolos em forma de figura.

posted by Sérgio Rodrigo @ 11:04 PM   3 comments

300


Para os entusiastas do filme Sin City, de Hqs, Frank Miller, do cinema digital 2007 será um excelente ano. Será lançado 300 de Esparta. Filme inspirado da história em quadrinhos homônima de Frank Miller (autor de Sin City).

Em 480 a.C. uma fenomenal força de ataque vinda da Pérsia entrou na Grécia pelo norte e chegou até a Fócida, no extremo oeste da Grécia Central. Leônidas, um dos dois reis espartanos, posicionou seu exército, com aproximadamente 4 mil soldados, nas Termópilas, um estreito desfiladeiro próximo ao mar. Dessa forma, conseguiu bloquear a passagem dos invasores enquanto as outras cidades gregas eram avisadas por mensageiros. A estratégia teria sido bem-sucedida não fosse um traidor que revelou aos persas um atalho que possibilitou um ataque devastador pelos flancos. Como o código de honra dos homens de Esparta repudia a derrota ou a rendição, Leônidas decidiu resistir até o final, juntamente com sua guarda de elite, os 300. O resultado foi uma das mais heróicas batalhas da história.

Érico Borgo, Omelete.

O filme será lançado nos EUA em 16 de março de 2007. No elenco estão Gerard Butler, Lena Headey, David Wenham, Vincent Regan, Dominic West e o brasileiro Rodrigo Santoro. A direção é de Zach Snyder.

posted by Sérgio Rodrigo @ 10:29 PM   0 comments
 sexta-feira, dezembro 15, 2006

Galo em duas dimensões



As feministas vão ter orgasmos múltiplos: a galinha atravessa a rua para chegar ao outro lado, mas o galo não. Ele morre atropelado. Pelo menos foi isso que aconteceu a esse galo aí em cima. O pobre foi tentar atravessar a rua paralela a minha, na Barra do Jucu, no último final de semana e foi muito bem atropelado. Virou esta panqueca aí.

Um pouco de humor negro acalma nossos espíritos

posted by Sérgio Rodrigo @ 6:26 PM   4 comments
 quarta-feira, dezembro 13, 2006

Vídeo: "Bastidores e Erros de 'Papel Arriscado'"



Para quem riu e se divertiu com “Papel Arriscado” não pode deixar de ver esse vídeo. Vídeo dos bastidores e erros do curta.

posted by Sérgio Rodrigo @ 1:53 PM   0 comments

Autêntico!


"O verdadeiro artista é o que dialoga com sua obra, o impostor dialoga com seu público."

Di Dominguez

posted by Sérgio Rodrigo @ 1:40 PM   0 comments
 segunda-feira, dezembro 11, 2006

Vídeo: "Papel Arriscado"



O vídeo ‘Papel Arriscado’ foi feito no ano passado por mim e por Tâmara. Um vídeo que fala de chantagem, intriga, assassinato... Na verdade, o melhor dele é a abertura... Tem uns experimentalismos que eu criei. Depois me digam o que acharam.

posted by Sérgio Rodrigo @ 3:17 PM   2 comments
 domingo, dezembro 10, 2006

Sessão 'Às vezes é melhor ficar de olhos bem fechados'

Todos não podem deixar de comparecer:

Dia: 12 de dezembro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Cemuni 5

Assitiremos ao filme:

Pink Flamingos

Do diretor americano John Waters.

e o vídeo Capixaba

Três Putas Ricas

de Vinicius Bastos.

Convidados são todos os alunos do 4º período de Comunicação. Quem for pode levar biscoito, bebida...

posted by Sérgio Rodrigo @ 12:38 PM   2 comments
 sexta-feira, dezembro 08, 2006

O Código de Lars Von Trier

Considero o diretor dinamarquês Lars Von Trier o mais inventivo vivo. Por quê? Dogville, o Dogma 95... E agora sua última foi que prometeu uma recompensa de 4.000 euros e um papel como figurante no seu próximo filme a quem decifrar o enigma incluído em “Direktoeren for det hele”, a sua última película.

Lars Von Trier “espalhou” pelo filme uma série de pistas visuais que, juntas, formam um código a decifrar. O passatempo recebeu o nome de “Lookey”, contracção da expressão em inglês “Look for the key” (Procura a chave), um “jogo simples em que a película - nas palavras do realizador - funciona como um tabuleiro (de jogos)”. Von Trier porá o conceito de “lookey” à disposição de qualquer cineasta que o deseje, para que o possa utilizar livremente.

------------------------------
Lookey, o que é?

Um “lookey” é uma perturbação visual que está fora de contexto com o resto da película e que, para os não iniciados, parece um erro, embora na realidade todos os “lookeys” correspondam a um sistema único para cada filme.

posted by Sérgio Rodrigo @ 6:55 PM   1 comments
 quinta-feira, dezembro 07, 2006

O poeta de parede nunca morre


"Todos os partidos são variantes do absolutismo. Não fundaremos mais partidos; o Estado é seu estado de espírito." (Raul Seixas)

Não sei por que, mas Raulzito (sim, Raul Seixas) esteve a minha volta durante todo o final de semana. Ele estava tocando em toda a parte: carros, casas, bares... Como um fantasma. Raul é realmente uma lenda. Tanto tempo depois ele ainda é tão ouvido e tem fãs de todas as idades. Lembro como no ensino médio eu tinha um verdadeiro fascínio por ele e por sua obra (e do Paulo Coelho, sim eu admito, também). Tive sorte porque uma das poucas músicas que eu ainda não o havia ouvido cantar era “O diabo é o pai do rock” e ouvi este final de semana. Ele arrasa. Definitivamente a melhor versão.

“Viva Raul, viva a Bahia, viva o Rio Grande do Sul!”

Ouça !

posted by Sérgio Rodrigo @ 5:36 PM   1 comments

O que vi no fim de semana: “Beleza Roubada”, de Bernardo ‘Ídolo’ Bertolucci


Peguei em VHS na Biblioteca Central da Ufes. Bertolucci nos mostra toda a sensualidade de seu cinema em "Beleza Roubada".

O filme nos conta a história de uma jovem (Liv Tyler surpreendente) que após o suicídio de sua mãe viaja para a Itália, com o propósito aparente de reencotrar alguns amigos e ter seu retrato pintado, mas planeja rever especialmente um jovem com quem ela dera seu primeiro beijo, quatro anos antes. Simultaneamente pretende decifrar um enigma que foi encontrado no diário da sua mãe, mas gradativamente sua presença exuberante transforma a vida dos seus amigos.

Enfim, para mim o filme é a história da perda da virgindade de uma mulher de 19 anos. Lindo!

Peguei para ver também “O Homem-Elefante”, mas esse não deu tempo de ver.

posted by Sérgio Rodrigo @ 5:17 PM   0 comments

Resultado da enquete

posted by Sérgio Rodrigo @ 2:38 PM   1 comments
 quarta-feira, dezembro 06, 2006

Beleza Pura

“Não me amarra dinheiro não, mas a cultura.”
Caetano Veloso

posted by Sérgio Rodrigo @ 2:32 PM   2 comments
 segunda-feira, dezembro 04, 2006

Ônibus, chuva e caos (postagem longa, mas vale)




No filme do Harry Potter, as fotos dos cartazes e dos jornais se movimentam por magia. Os blogs com seus recursos tecnológicos permitem-nos o mesmo: colocar matérias com fotos que se mexem. É o que faço agora. Na última sexta, a capital do Espírito Santo foi tomada pelo caos devido a chuva que inundou as principais vias e o transito ficou com quilômetros de congestionamento. Dentro disso tudo estávamos nós: eu, Ariani, Mayron e Mykon voltando do aeroporto, da despedida da Natália (que foi pros EUA). Ficamos molhando-nos horas por não passar ônibus e quando finalmente pegamos um estava muito lotado e ficou, por horas, parado sem sair do lugar. No momento do registro aí em cima, um outro ônibus quebrou e os seus passageiros entraram no nosso. Mykon que está lá atrás liga para Ariani. No fim desta viagem, aliás, não houve fim, por que o ônibus também quebrou e tivemos que ir a pé até a casa da Ariani.

Uma aventura, um problema urbano.

posted by Sérgio Rodrigo @ 5:47 PM   10 comments
 sexta-feira, dezembro 01, 2006

Dia mundial de combate a AIDS

O Dia Mundial de Combate à Aids é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV/Aids. O dia marcado para mobilização universal é sempre 1º de dezembro, no mundo inteiro. Esse ano é 18ª vez que é comemorado, já que, foi instituído em 1988. Na maioria dos países, esse dia já se tornou um evento anual, que conta com a participação de diversos segmentos da população.

posted by Sérgio Rodrigo @ 12:57 PM   1 comments

Daleclick - Templates


A Ponte Clandestina

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.