Controvérsia: João Emanuel plagia Pedro Almodóvar?
Com a estréia de “Volver” nos cinemas capixabas e com o fim de “Cobras e Lagartos” acho propicio falar aqui em meu blog sobre uma teoria que tenho. A de que João Emanuel Carneiro plagia Pedro Almodóvar. Aliás, talvez ele nem plagie, só cite ou se influencie pelo diretor manchego. Mas, como alguns já sabem, o plagio já é uma prática comumente realizada por João. Bem, vamos aos fatos:
- Uma das personagens se chama Kika (assim como no filme de Almodóvar de mesmo nome)
- Ela entraria numa congregação de freiras que é a mesma das freiras do filme “Maus Hábitos” irmãs redentoras humilhadas e possuem as mesmas características peculiares.
- O pai de um dos garotos é um travesti assim como em “Tudo sobre minha mãe”
- A enfermeira nutre uma paixão e conversa com o personagem Duda enquanto ele está em coma assim como o personagem de “Fale com Ela”
- Nas cenas finais a enfermeira apaixonada por Duda amarra-o a cama para que ele a ame (assim como em “Ata-me”)
- Há dois personagens que por vezes se transformam em espanholas (o pai que se traveste e a beata) o que poderia ser considerado mais um índice.
Há outros fatores menores que talvez não caibam aqui no momento, mas que também mostram isso. Ideologicamente, não recrimino João, pois acredito nas características da arte pós-moderna n qual se apropria da arte alheia para produzir sua própria. João Emanuel não copia Almodóvar totalmente. Percebe-se uma total deselegância no primeiro.
4 Comments:
Na imagem a Kika de João e a Kika de Almodóvar
Morro de rir com você... Você é muito espirituoso...
Esperava ver essa postagem aqui muito antes... Desde de o tempo em que esse blog ainda neme existia você ja tinah essa teoria... Eu concordo em muitas coisas, só achei forcada a sua compração com Ata-me, e um pouco exagarada também a de Fale com ela, afinald e contas a paixão mostrada na novela é obssessiva e não verdadeira como no filme...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Postar um comentário
<< Home